A gardnerella vaginal é uma bactéria que faz parte da flora vaginal normal. Quando, por um desequilíbrio dessa flora, ocorre um predomínio dessa bactéria, também chamada de vaginose bacteriana. Usa-se esse termo para diferenciá-lo da vaginite, na qual ocorre uma verdadeira infecção dos tecidos vaginais. Na vaginose, por outro lado, as lesões dos tecidos não existem ou são muito discretas, caracterizando-se apenas pelo rompimento do equilíbrio microbiano vaginal normal.
A vaginose por gardnerella pode não apresentar sinais ou sintomas. Quando ocorrem, apresentam por um corrimento homogêneo amarelado ou acinzentado, com bolhas esparsas em sua superfície e com um cheiro desagradável. A coceira vaginal é citado por algumas pacientes mas não é comum. Após uma relação sexual, com a presença do esperma no ambiente vaginal, costuma ocorrer a liberação de um cheiro semelhante ao de um peixe podre.
No homem pode ser causa de uretrite e, balanopostite uma inflamação do prepúcio e glande. A uretrite é geralmente assintomática e é dificil necessitar de tratamento. Quando presentes os sintomas restringem-se a uma coceira e uma leve queimação miccional. Dificilmente causa corrimento uretral. No homem contaminado é que podemos falar efetivamente que se trata de uma Doença Sexualmente Transmitivel.
-
Artigos Recentes
Comentários Recentes
Arquivos
Categorias
Metadados